08.png
Screen Shot 2020-10-12 at 6.05.49 PM.png

Obesidade

Um em cada dois adultos no Brasil tem excesso de peso. A obesidade é hoje considerada uma das causas mais importantes de doenças no mundo, sendo apontada como responsável pelo surgimento de doenças como o câncer, diabetes, doenças cardiovasculares, artrite, cirrose, problemas psiquiátricos e doenças renais.

Nas bancas de jornal encontramos diversas revistas dedicadas à obesidade, ou você conhece alguma revista feminina que não tenha uma fórmula milagrosa para acabar com os problemas da gula e liquidar com a obesidade rapidamente? E quantos amigos ou conhecidos já não deram suas receitas para você emagrecer?

E tem os produtos naturais e as propagandas na TV que a cada duas semanas lançam um novo produto que certamente vai resolver o seu problema. Se fosse verdade, por que 56% dos gaúchos têm obesidade ou sobrepeso?

 

A medida que nos aprofundamos no tema fica claro que o tratamento da obesidade passa por uma avaliação detalhada e que não existe um tratamento padrão que funcione para todos. Cada caso é único e deve ter uma abordagem personalizada.

A avaliação aprofundada e exames laboratoriais específicos são fundamentais e permitem um tratamento individualizado.

Estamos começando a entender como a genética está por trás da fome e do ganho fácil de peso que muitos pacientes se queixam. Sabemos qual dieta oferecer e quando devemos começar a medicar. No passado não tínhamos medicações específicas para a obesidade, ou se tínhamos, estas pioravam a pressão arterial e causavam alterações do sono, ansiedade e depressão.  Hoje há novas medicações que oferecem a oportunidade de se realizar um tratamento como os encontrados nos melhores centros médicos do mundo e temos a possibilidade de oferecer tratamentos que previnam os malefícios que a obesidade causa. Sabemos como motivá-lo a lutar contra a doença e vamos usar o que se tem de mais moderno para lutar contra a obesidade.

Essa será a década de novos tratamentos farmacológicos e procedimentos para o tratamento da obesidade. A chance de sucesso em tratar a obesidade e prevenir os problemas que essa doença causa são cada vez maiores. E, se for ainda necessário, contamos com a cirurgia bariátrica. Nossa equipe é também especializada no manejo de pacientes após a cirurgia, contando com equipe que realizou treinamento na Europa a respeito.